Anuncie aqui!
Publicado há 13:46 | Atualizado em 31/07/18 às 12:07

Prefeitura de Rio do Sul conclui plano para fomentar economia

Foram criados eixos para aproximar o poder público da classe produtiva

A Secretaria Desenvolvimento Econômico (Sedec) irá lançar o Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem) no dia 6 de agosto, às 19h, no bloco G da Unidavi. O objetivo é identificar os setores que mais produzem no município. Além de alinhar práticas que estimulem o desenvolvimento da economia local. Foram feitos encontros mensais nos últimos 10 meses com cada um dos cinco eixos empresariais.

Os eixos foram definidos de acordo com o relatório de índices econômicos do SEBRAE ‘Rio do Sul em Números’. Dossiê que reúne dados estatísticos referentes à população, empregabilidade, índice de desenvolvimento humano (IDH) e, ainda, comparativos com outros municípios de mesmo porte. Sendo definidos em: tecnologia de informação e comunicação; agroalimentar; têxtil; comércio e metal mecânico.

Conjuntura

Além dos cinco grupos, o Pedem contempla – de forma paralela – outros segmentos, como: agências de viagem, empresas de comunicação visual, rede hoteleira, entre outros. Essa é uma das 34 ações do programa Cidade Empreendedora, que busca criar ambiente propício de negócios.

“O poder público criou o Pedem em parceria com o SEBRAE, mas de agora em diante é fundamental o protagonismo dos empresários. O serviço tem que ter continuidade independente da mudança de gestão municipal. Para isso é fundamental que as categorias trabalhistas rio-sulenses estejam bem alinhadas. Isso traz mais segurança, possibilita a geração de novos negócios e aprimora a rede de negócios e networking”, defende o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Fiamoncini.

O Prefeito José Thomé destaca que o governo dialogou com as classes produtivas. “Nós ouvimos empresários e procuramos solução para atender a demanda. Também traçamos metas para o desenvolvimento, criamos empregos e geramos renda. Temos uma grande demanda para a cidade, como é o exemplo do setor têxtil. Rio do Sul concentra as maiores empresas de jeans, nacionalmente falando. No entanto, a cidade carece de eventos para atender o segmento”.

Casa do Empreendedor

A cerimônia de lançamento do Pedem irá contar com a presença do empresário Arthur Igreja. O qual irá dissertar sobre o tema ‘profissional do futuro’, que abordará técnicas de inovação. Fiamoncini adianta também que está em fase final de estruturação, a Casa do Empreendedor. Com previsão para ser inaugurada ainda no segundo semestre de 2018. Espaço físico que oferecerá atendimento exclusivo ao empresário.

“Neste novo local iremos realizar abertura de empresas, capacitações gratuitas, qualificação e treinamentos exclusivos. Com isso, o poder público se aproxima da classe produtiva, pois queremos aumentar o volume de compras públicas locais. Fazer com que o empresário venda mais para a Prefeitura, o que irá refletir no desenvolvimento da cidade”. O secretário frisa que a iniciativa irá incentivar a economia local e potencializar recursos financeiros para promover o crescimento do município.

Serviço

Assunto: lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem).

Dia: 6/8/18.

Hora: 19h.

Local: bloco G da Unidavi.