Anuncie aqui!
Publicado há 08:35 | Atualizado em 11/07/18 às 08:07

Presidente Getúlio evidencia produção leiteira

A estimativa é que mais de 40 mil pessoas passaram pela 22ª Expofeira Estadual do Leite, realizada de 5 a 8 de julho em Presidente Getúlio. A exposição agropecuária contou com mais de 170 animais de produtores da região, mas também de outras cidades de Santa Catarina.

No tradicional Torneio Leiteiro destaque para o casal de associados Cravil, Josimar e Mara Carminatti que venceram na categoria Jersey, acima de 36 meses, com a produção da vaca Michely que somou, em quatro ordenhas 77,370kg. “Participo da Festa do Leite desde menina, antes com o meu pai, e já há uns 9 anos com meu marido, e essa conquista é a realização de um sonho”, destacou Mara. A Granja Josimara do Caminho Tamanduá em Presidente Getúlio, conta com 50 animais, 15 deles em lactação e o trabalho é realizado somente pelo casal Josimar e Mara.

O prefeito de Presidente Getúlio, Nelson Virtuoso, se disse orgulhoso do trabalho realizado pelos produtores de leite e criadores do município. “Percebemos a melhora no rebanho e o investimento deles em genética, dedicação que se reflete em resultados cada vez melhores nas propriedades e também aqui durante a nossa festa, a cada ano quebrando recordes”.

Na programação, destaque ainda para o julgamento morfológico dos animais organizado pela Associação Catarinense de Criadores Bovinos (ACCB) e o Concurso Nacional de Tomadores de Leite em Metro que tem apoio da Cooperativa Cravil. Este ano, o vencedor do concurso, Cristiano Brodwolf, bebeu 750ml de leite em 10s81c.

O presidente da Cravil, Harry Dorow, esteve presente na 22ª edição da Expofeira Estadual do Leite e avaliou o evento como um dos melhores de todos os tempos. “A Cravil sempre participou da Festa do Leite e essa edição foi uma das melhores em termo de qualidade dos animais, que evoluiu e vem crescendo a cada ano, e também pelo público que prestigiou o evento. Parabéns para toda a equipe organizadora”.

RESULTADOS TORNEIO LEITEIRO

JERSEY

1ª Categoria – até 36 meses

Produtor: Jânio Zils (Presidente Getúlio) – produção de leite em quatro ordenhas: 70,415kg

2ª Categoria – acima 36 meses

Produtor: Josimar Carminatti (Presidente Getúlio) – produção de leite em quatro ordenhas: 77,370kg

HOLANDESA

1ª Categoria – até 36 meses

Produtor: Nelson Stein (Presidente Getúlio) – produção de leite em quatro ordenhas: 102,950kg

2ª Categoria – acima 36 meses

Produtor: Nelson Ziehlsdorff (Indaial)- produção de leite em quatro ordenhas: 128,400kg