Anuncie aqui!
Publicado há 12:02 | Atualizado em 19/04/18 às 09:04

Casan amplia rede em Taió, Mirim Doce e Santa Terezinha

Desde que assumiu como Chefe da a Agência da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) em Taió, Fabiana Aparecida da Silva Moratelli encarou o desafio de ser a primeira mulher a exercer a função. A unidade de Taió, abrange o atendimento nos municípios de Mirim Doce e Santa Terezinha, além do distrito de Passo Manso.

Ela fez um balanço das atividades realizadas à frente do órgão que planeja novos investimentos. “Em 03 de novembro de 2014 assumi a chefia da agência de Taió, dando início a um grande desafio, o fato de ser a primeira mulher a exercer a função aumentou ainda mais a responsabilidade, e as exigências foram maiores, liderar uma equipe composta basicamente por homens foi e continua sendo o maior desafio”. Disse a chefe.

Nos três municípios, a Companhia atende quase seis mil unidades de consumo, entre residências, empresas, condomínios, órgãos públicos e entidades. Nos últimos três anos à frente da Casan, Fabiana relatou que foram executados 10.200 metros de novas redes, atendendo a demanda e melhorando o fornecimento em 22 ruas.

Entre Novembro de 2014 e março de 2018 foram executados 23.990 serviços. No planejamento da Casan, estão mais 12.635 metros de novas tubulações em 12 ruas, contemplando todos os bairros de Taió.  “Quando concluirmos isso, serão um total de 22.835 metros de rede nova implantada no município de Taió, que vai atender a demanda, garantir a qualidade do abastecimento e promover qualidade de vida a população”. Relatou Fabiana. Ela explica que além das melhorias em assentamento de rede ocorreram melhorias na frota, com a substituição do caminhão valetador e retroescavadeira.

Fabiana também destacou melhorias na Estação de Tratamento de Água com aparelhos de analises, sistema supervisório, aquisição de reservatórios e reforma do Sistema de Tratamento em na localidade de Passo Manso. Os constantes problemas de falta de água no loteamento São José, no bairro Padre Eduardo, foram resolvidos  com a melhoria de bomba no bairro Padre Eduardo, e a instalação de um booster (bomba que aumenta a pressão da rede), na rodovia SC 114.

“Sanando definitivamente a falta de água em duas importantes empresas, Nutrifarma e Móveis São João, além da localidade de Ribeirão dos Lobos”, relatou. A chefe destacou a ainda a implantação de cronograma de descargas de rede, o que tem melhorado e garantindo a qualidade da água que chega aos usuários.

Além disso, o cronograma de limpeza de reservatórios, e a aquisição de um novo aparelho de geofone, utilizado para realizar buscas de vazamentos ocultos nas redes, ajuda a diminuir o índice de perdas. Foram adquiridas bombas dosadoras, cortador de asfalto, roçadeiras, lavadoras de alta pressão, computadores, dentre outras melhorias.

As próximas ações vão priorizar melhorias no sistema de tratamento de lodo da ETA. “Já foram realizadas as análises de caracterização do lodo, classificado como resíduo não perigoso. O próximo passo será a licitação de empresa para remoção do lodo seco e melhorias nos leitos de secagem”.

O local na tomada d’água da captação também passará por melhorias, explica Fabiana. “A tubulação atual de tomada d’água DN 800 em concreto já está bastante obstruída com material sedimentado, havendo a necessidade de implantação de nova tubulação com crivo”. A Casan investiu nos últimos três anos quase R$ 2 milhões de reais nos três municípios.  

Santa Terezinha recebeu uma importante obra que foi a perfuração de um novo poço na localidade de Craveiro, onde a comunidade sofria com a escassez de água, outra grande melhoria no município foi a melhoria e ativação de uma lagoa de acumulação para captação de água bruta, garantindo assim o tratamento mesmo quando a turbidez do manancial estiver elevada.

“Importantes investimentos ocorrerão nos próximos meses, aquisição de uma nova bomba para a captação de Taió, manutenção preventiva das bombas atuais, dando tranquilidade quanto ao sistema de captação”, A pavimentação da rua Franz Woelfer, rua de acesso a Estação de Tratamento de Água no bairro seminário está garantida com a assinatura de convênio com a prefeitura.

As melhorias operacionais com substituição de redes nas ruas que serão pavimentadas também estão garantidas. A conclusão da reforma e ampliação na Estação de Tratamento de Água de Santa Terezinha, com a construção de um laboratório amplo para realização de análises, são investimentos que garantem a qualidade da água distribuída.

A partir de maio Fabiana está se afastando temporariamente da chefia. “Saio com a certeza de ter realizado meu trabalho da melhor maneira possível, cumprindo sempre os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, buscando garantir a qualidade de nossos serviços”. Finalizou.  Ele agradeceu os superiores pela confiança, a equipe pela ajuda e comprometimento, e destacou o esforça das administrações municipais dos sistemas pelo qual é responsável.