Anuncie aqui!
Publicado há 10:45 | Atualizado em 15/01/18 às 02:01

Comitê do Itajaí avalia canal extravasor no Salto dos Pilões

A construção de um canal extravasor no Salto dos Pilões, entre os município de Lontras e Rio do Sul,  será uma das propostas avaliadas pelo Comitê da Bacia do Rio Itajaí a partir de fevereiro. O canal, integra o conjunto de obras do projeto de prevenção de desastres para a Bacia do Rio Itajaí, elaborado pela Defesa Civil de Santa Catarina.

“O Comitê do Itajaí terá um olhar técnico e os projetos serão analisados de forma integrada. Para o parecer serão considerados todos os impactos, a viabilidade e os resultados atingidos pelas medidas“, avaliou Cleber Stassun, presidente do Comitê do Itajaí.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil, no segundo semestre do ano passado, realizou audiências onde  apresentou os projetos propostos pela SDC, em Rio do Sul.

“O Comitê possui uma Câmara de Assessoramento Técnico e essa Câmara vai a partir de fevereiro analisar em conjunto com a Defesa Civil do Estado os projetos para melhoramentos”, explica Cleber.

Ele lembra que em toda a bacia do Rio Itajaí são vários projetos que foram propostos pela Defesa Civil, e o o canal extravasor do Salto Pilão é apenas um. “Não recebemos todo o material para ser analisado, são levantamentos técnicos, e por isso, a análise pode demorar.  Depois a gente elabora um parecer e esse parecer precisa ser votado e aprovado na Assembleia do comitê“, finalizou Stassun.

O presidente não soube precisar uma data, mas adiantou que a equipe estará bastante engajada nesse trabalho. Depois da análise dos projetos pelo Comitê, a Secretaria de Estado de Defesa Civil vai realizar audiências públicas.

Na última assembleia do Comitê do Itajaí, realizada no dia 14/12/2017, no Município de Indaial, o Secretário de Estado, Rodrigo Moratelli, apresentou a proposta do Projeto de Prevenção de Desastres na Bacia do Rio Itajaí, elaborado pela Secretaria Estadual de Defesa Civil.

De acordo com ele, o projeto foi elaborado de forma ampla e prevê um conjunto de obras a serem executadas em diversos municípios da Bacia, quais sejam:

Taió e Ituporanga – sobrelevação da Barragem e canal extravasor;
Mirim Doce, Pouso Redondo, Braço do Trombudo, Agrolândia, Petrolândia e Botuverá – construção de barragens de contenção;
Lontras – radar meteorológico;
Gaspar e Ilhota – construção de diques com estações de bombeamento;
Itajaí – melhoramento fluvial nos rios Itajaí-açu e Itajaí-Mirim antigo, diques no canal retificado e 2 comportas no rio Itajaí-Mirim antigo;
Navegantes – melhoramento fluvial com canal extravasor de 9,1 km;
Blumenau – melhoramento fluvial com túnel extravasor com 2 seções afluentes do rio Itajaí-açu, diques de proteção com 7 estações de bombeamento;
Indaial – melhoramento fluvial com derrocamento do canal;
Timbó – melhoramento fluvial;
Rio dos Cedros e Presidente Getúlio – canal extravasor;
Rio do Sul – melhoramento fluvial com dragagem e derrocamento em 9 trechos, incluindo canal extravasor no Salto Pilão;

TEXTO: Alexandre Salvador

 

ProjetoPrevencaodeDesastresnaBaciadoRioItajai_DefesaCivilSC

 

FOTO: Cleber Stassun

FOTO: Cleber Stassun